Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Autorização para Concurso Público da Unemat pode sair ainda este ano </b>
Autoria: Assessoria Secitec
<b>Autorização para Concurso Público da Unemat pode sair ainda este ano </b>
11/10/2005 08:19:40
por Coordenadoria de Comunicação Social

Ação conjunta entre as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), de Administração (SAD) e de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) está sendo feita para agilizar o processo de autorização do Concurso Público de Provas e Títulos dos Cargos Efetivos de Professor do Ensino Superior da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).

Conforme explica Ilma Grisoste Barbosa, superintendente de Gestão de Educação Superior da Secitec, os números solicitados para o concurso público são para 598 vagas para efetivação de professores que atualmente estão lecionando na Unemat por contrato temporário.

Informa a superintendente que o quadro atual da Universidade é de 832 professores sendo 277 efetivos e 555 contratados. Estes 555 professores contratados representam 66,7% do quadro de docentes da universidade. Outras 171 vagas estão sendo solicitadas em função da abertura de novos cursos e por causa da legislação do Conselho Nacional de Educação que exige nova carga horária, além disso, os cursos da Unemat passaram de anuais para semestrais, criando assim a necessidade de duplicar a capacidade de atendimento do ensino superior e mais demanda por professores efetivos. Segundo Ilma, a terceira justificativa é em função da proposta da reforma universitária que estabelece que cada universidade tenha o mínimo de três cursos de mestrado e um de doutorado o que vem ampliar também a demanda de professores para os programas de pós-graduação. Neste sentido a Unemat já conseguiu a aprovação do seu primeiro curso de mestrado em Ciências Ambientais que começará a ser oferecido a partir de 2006.

A Superintendência de Gestão de Educação Superior da Secitec informa que no dia 09 de setembro foi protocolado na Secitec o processo sob nº 0491/2005. Durante a consulta informal pela Secitec feita a SAD para checar a normalidade do processo foram requeridas duas adequações: a da Resolução 002/05 e do Decreto 5.356/02. “Por esta razão o processo foi devolvido dia 15 de setembro para a Unemat para providência das adequações solicitadas”, esclarece Grisoste.

No dia seguinte, em 16 de setembro, houve nova reunião na Secitec com representantes da Adunemat (Associação dos Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso) oportunidade em que foi explicada à necessidade da adequação e o comprometimento do Estado na realização do concurso público.

No dia 29 de setembro o processo retornou da Unemat para a Secitec com as devidas adequações, procedimento que possibilitou análise e a emissão de parecer favorável da Superintendência de Gestão de Educação Superior e da Assessoria Jurídica da Secitec.

Após essa deliberação, no dia 04 de outubro, em despacho com a Dra. Flávia Nogueira, secretária de Estado de Ciência e Tecnologia foi feita à orientação para que cada etapa dos trâmites do processo seja acompanhada pessoalmente pela superintendente da Secitec.

E conforme reunião realizada dia 06 de outubro (quinta), na Secitec, com Dra. Flávia Nogueira, Ilma Grisoste e Dr. Geraldo de Vitto Jr., Secretário de Estado de Administração, o secretário da SAD se comprometeu em conjunto com sua equipe a dar toda a agilidade possível para que o processo siga adiante.

O processo que inclui as adequações solicitadas está tramitando na Secretaria de Estado de Administração (SAD) sob o nº 71245/2005 e depois segue para a Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). Qualquer pessoa interessada pode acompanhar os trâmites pelo sistema da SAD bastando apenas fornecer o número do referido processo.

A estrutura atual da Unemat conta com 11 CâmpusUniversitários, 11 Núcleos Pedagógicos, 70 cursos de graduação, 11.308 acadêmicos e uma abrangência territorial em 106 municípios.

Vale ressaltar que o parecer favorável de Blairo Maggi para o desencadeamento do processo vem desde 08 de junho, data na qual o Reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim, solicitou ao governador a realização do concurso.

As 598 vagas solicitadas para concurso e posterior efetivação de professores estão assim distribuídas: 61 vagas para o campus de Alto Araguaia, 32 para a unidade de Alta Floresta, 106 para Barra do Bugres, 101 para Cáceres, 19 para Colíder, 19 para Juara, 27 para Nova Xavantina, 41 para Pontes e Lacerda, 79 para Sinop e 113 vagas para Tangará da Serra.

“Vamos trabalhar em conjunto e à medida que forem acontecendo os avanços gerenciais do processo estaremos informando aos interessados. Há um pacto entre ambos para que todos os esforços sejam realizados e até o final do ano o processo receba a autorização. E o concurso público possa acontecer nos primeiros meses do ano que vem e às efetivações sejam homologadas em tempo hábil”, concluiu Ilma Grisoste.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada